RSS

segunda-feira, 5 de julho de 2010

AS CONQUISTAS HUMANAS NA PRÉ-HISTÓRIA

 

clip_image002clip_image004clip_image006

No século XIX, apenas era considerado história registros escritos, logo, povos e civilizações que não detinham o conhecimento da escrita, não tinham história. Mas isso mudou, com a arqueologia e os estudos dos povos mais antigos. A chamada Pré-História é o período anterior a escrita, mas é diferente na questão cronológica, pois na Europa a pré-história é datada alguns milênios antes de Cristo, já no Brasil a Pré-História compreende todo o período anterior à chegada dos portugueses. O Estudo da Pré-História enriqueceu muito o nosso conhecimento, pois muitas conquistas nas áreas tecnológicas e na área humana foram feitas nessa época.

1 INTRODUÇÃO

Na Pré-História tivemos muitas conquistas humanas que até hoje as utilizamos. Por exemplo, a roda, ela foi inventada na antiguidade e ainda hoje é utilizada em vários objetos, como em carros, engrenagens, roldanas e muitas outras coisas. Podemos definir a pré-história como um período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta deste ano que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme.*

* Escrita Cuneiforme

clip_image008

Eu vejo a própria Pré-História como uma grande conquista humana. O reconhecimento de importantes civilizações e povos que não conheciam a escrita, mas tem seu valor na história. Podemos entender muita coisa estudando os povos da Pré-História. Até o século XIX, os povos só tinham história se dominassem a escrita. A Pré-História, junto com a arqueologia veio mudar este quadro, podemos entender melhor nossos costumes e conquistas. Muita coisa foi conquistada na Pré-História e nem temos noção disso.

O não conhecimento da escrita, não quer dizer que não se tem história ou cultura, muito pelo contrário, a escrita é apenas uma forma de comunicação, uma forma de deixar registrada a história. Os fósseis, as pinturas rupestres, os artefatos encontrados, também são documentos históricos, e comprovam a existência de povos e civilizações.                                    

Arqueologia           

clip_image010

Pintura rupestre
clip_image012

2 ALGUMAS CONQUISTAS NA PRÉ-HISTÓRIA

Uma das conquistas na Pré-História que me veio à mente foi o domínio do fogo. Na era glacial o frio era muito intenso e era necessário aquecer-se. O Fogo era encontrado na natureza, quando caia um raio em uma árvore, ou nos vulcões. O Homem não sabia utilizar o fogo ainda, mas com o tempo foi aprendendo a utilizá-lo, para aquecer-se, para defender-se dos inimigos, dos animais e para assar a caça. As tribos que tinham o fogo cuidavam dele como se cuidava de algo precioso, pois nessa época não sabia fazer o fogo. Havia pessoas que tinham a tarefa de manter o fogo aceso e defende-lo de outras tribos que quisessem roubá-lo. Até que descobriram um meio de fazer o fogo através do atrito de pedras ou madeira, então o homem era o senhor do fogo, agora podia tê-lo quando bem entendesse. O domínio do fogo foi de grande importância para o futuro da espécie.

O domínio do Fogo

clip_image014

A Pré-história pode ser dividida em três períodos: o Paleolítico, ou Idade da Pedra Lascada, o Neolítico, ou Idade da Pedra Polida e a Idade dos Metais. Conforme Cláudio Vicentino, o primeiro e mais longo período da evolução humana, que se estendeu de 500.000 a.C. a 10.000 a. C., chama-se Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada. Nesse período a subsistência vinha da natureza, com a coleta de frutos e raízes, a caça, pesca e eram utilizados instrumentos feito de ossos, pedra e madeira. Nem sempre o ambiente era propício para a sobrevivência, o que obrigava os grupos humanos a viverem como nômades, de um lado para o outro sem morada fixa em busca de melhores condições.

Os seres humanos se comunicavam com uma linguagem pouco desenvolvida, baseada em pouca quantidade de sons, sem a elaboração de palavras. Uma das formas de comunicação eram as pinturas rupestres.

Segundo Cláudio Vicentino, o período Neolítico, ou Idade da Pedra Polida, iniciou-se aproximadamente em 10.000 a.C. e prolongou-se até 4.000 a.C. As grandes transformações que se processaram nesse período, como o desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais, constituíram a chamada revolução neolítica.

As inúmeras ferramentas, flechas, machados, feitos primeiramente de pedra e madeira, que auxiliavam o dia-a-dia do homem primitivo, foram também grandes conquistas, bem como a comunicação oral a domesticação de animais. O Homem aprende aos poucos a reproduzir plantas, domesticar animais e estocar alimentos. Com a escassez da caça, o homem obrigou-se a descobrir outra maneira de conseguir alimento, assim criou-se a agricultura. Devido ao aumento da produção de alimentos surgiram as primeiras aldeias e desenvolveu-se a vida comunitária. As moradias começaram a ser feitas de barro, madeira e pedra.

Agricultura na Pré-História

clip_image016

Na Idade dos Metais, o homem passou a utilizar metais como o cobre, o bronze, o ferro para fazer seus utensílios, armas. A Idade dos Metais é a transição da Pré-História para a História, pois logo depois dessa era, surge a escrita. E com a escrita, surgem os documentos históricos, que podem comprovar os fatos. A arqueologia e a pré-história não são precisas, mas nos ajudam a entender muita coisa do nosso passado.

 3 CONCLUSÃO

Grandes avanços tecnológicos aconteceram na Pré-História, mas muitas vezes não nos damos conta. Hoje em dia que estamos na era da informação, do Fast-Food, de tudo ser rápido, não temos tempo para pensar em como a história é importante para entendermos o presente. Muitas descobertas se deram pela observação. Nós seres humanos observamos tudo a nossa volta e procuramos solucionar, ou tornar mais amenos nossos problemas. A escassez de alimentos e a dificuldade de viver como nômades fez com que o homem aprendesse a cultivar a terra. As dificuldades são as grandes musas inspiradoras para as grandes invenções e conquistas da humanidade. Para muitos historiadores o termo Pré-História é errado, pois não existe um período anterior à História e sim anterior à escrita.

Tivemos grandes conquistas durante a pré-história, e muitas coisas que foram descobertas pelos nossos antepassados há milhares de anos, ainda hoje são utilizadas, como a roda, a agricultura, a domesticação dos animais, entre outros. O reconhecimento da pré-história é de suma importância para compreendermos melhor nossas origens.

 

4 REFERÊNCIAS

VICENTINO, Cláudio. História Geral. São Paulo: Scipione, 1991.

Clique aqui e veja de uma forma cômica, como seria a informática na Idade da Pedra.

Um abraço

Marcos Paulo

1 comentários:

let disse...

aaaamei vou tirar um dez no trabalho

Postar um comentário