RSS

terça-feira, 13 de julho de 2010

13 de julho – Dia Mundial do Rock

rock-n-roll O Dia Mundial do Rock que é comemorado neste 13 de julho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), como uma homenagem ao megaespetáculo Live Aid, criado a fim de arrecadar fundos para combater a fome na África. Um grande show com os nomes mais importantes do rock mundial foi realizado simultaneamente em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos nesta mesma data, em 1985. (Fonte: Jornal o Estadão).

Tudo começou nas colheitas de algodão no Sul dos Estados Unidos. Alguns negros escravos, cantarolavam algumas canções enquanto colhiam o algodão. Nessas canções, haviam apenas 5 notas e não 7 como de costume, surgindo então a famosa escala pentatônica, da qual originou o Blues, ritmo que nos anos 40 e 50 tornou-se conhecido em todo o mundo. Alguns artistas de Blues, começaram a acelerar o ritmo do Blues e daí surgiu o Rock. Jerry Lee Lews, Chuck Berry, foram uns dos primeiros a acelerar o ritmo do Blues e inventando o Rock. Então, na década de 1950 surge no cenário do rock, o mais famoso roqueiro de todos os tempos, sim, ele mesmo, o Rei do Rock, o Sr. Elvis Presley, que revolucionou o mundo da música.

Após a explosão chamada Elvis Presley, muitrock-and-roll2as bandas de Rock Surgiram no cenário da música, dentre elas, algumas das mais conhecidas: Beatles, Rolling Stones, Jimi Hendrix, Black Sabbath, Led Zeppelin, Iron Maiden e por aí vai…

 

No Brasil, várias bandas de rock surgiram nos anos 50 e 60. O primeiro Rock do Brasil foi gravado em 1955 pela cantora Nora Ney, uma versão da música Rock arrond the Clock de Bill haley & his comets. (Interessante que foi o único rock gravado por esta cantora, que ficou famosa mais tarde com canções de samba).

Celi Campello, foi outra grande artista do início do rock aqui no Brasil, juntamente com Erasmo Carlos, Roberto Carlos (Pasmem, Roberto Carlos já foi roqueiro…) entre outros.

Mas a década de ouro do rock nacional se dá nos anos de 1980, algumas das bandas de rock mais famosas do Brasil: Mutantes, Secos e Molhados, Casa das Máquinas, Raul Seixas, Titãs, Barão Vermelho, Cazuza, Legião Urbana, RPM, Ultrage a Rigor…

Aproveite e curta o bom e velho Rock´n Roll…

Um abraço do roqueiro: Marcos Paulo

0 comentários:

Postar um comentário