RSS

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Andy Warhol

Você já ouviu falar de Andy Warhol?

andywarhol-self-portrait-1986

Ele foi e continua sendo um cara e tanto… Andy Warhol foi um pintor e cineasta norte-americano, bem como uma figura maior do movimento de pop art.

Poucos artistas conseguiram manter tanto a contemporaneidade quanto Andy Warhol (1928-1987). Com a fábrica de celebridades instantâneas do “Big Brother Brasil” a todo vapor e internautas ganhando fama no Twitter, poderia haver momento mais oportuno para uma mostra retrospectiva da obra do astro da Pop Art no país?

“Warhol já trabalhava com computadores nos anos 80, sempre estava procurando pela próxima onda. Ele teria descoberto a importância da internet antes que qualquer um”, aposta o curador da exposição, o canadense Philip Larratt-Smith. “Com certeza ele iria se aproveitar do YouTube para lançar seus filmes. Aliás, o conceito de suas produções para o cinema tinham muito a ver com os realities shows. Numa versão até mais radical, pois não havia edição”.

Em suas exposições existem retratos coloridos de Marylin Monroe e Mao Tse-Tung e a lata de sopa Campbell – críticas a sociedade narcisista e do consumo padronizado do pós-guerra .

“Warhol costuma ser visto como um popstar, que só se inspirava em coisas superficiais, que andava com famosos, como se não tivesse nenhum osso político em seu corpo”, analisa Larratt-Smith. “No entanto, o que ele fez foi documentar o colapso entre as esferas públicas e privadas da vida cultural e social americana. E conseguiu fazer isso por meio de um código vanguardista e de apelo popular”.

uma das criações de Andy, era perceber e gravar o comportamento das pessoas!

Para finalizar este post, coloco uma das frases mais marcantes de Warhol, “Hey you bastards! Arte não é só aquele quadro velho e fora do contexto de nossas vidas. Arte pode ser qualquer coisa. A arte faz parte de nossas vidas..”

Fica a dica, de uma arte vivida em um tempo antigo, mais que está tão atualizada para os dias de hj!

Até a próxima pessoal!

Abraços – Danielle Rocha

Fontes: Bravo! , rraurl e Globo arte

0 comentários:

Postar um comentário