RSS

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Você já ouviu falar em esculturas cinéticas?

clip_image002

Não? Então leia até o final e você vai perceber que eu não sou tão doida assim...

clip_image004O artista Theo Jansen, tem a explicação para essas esculturas cinéticas, segundo ele escultura cinética é algo que explora movimentos físicos e efeitos visuais ou ilusão de óptica. Jansen, além de ser um grande artista plástico, associa sua arte com engenharia: "as fronteiras entre arte e engenharia existem apenas em sua mente".

Suas criações possuem cérebros primitivos, baseados em contagem binária, que são utilizados para localizar sua posição na praia. Seus "animais" necessitam localizar-se para ficarem longe de seus principais perigos: o oceano, o fim da praia e principalmente tempestades.

clip_image006Há cerca de 17 anos, Theo cria um novo tipo de natureza. Nem pólen nem semente, mas tubos plásticos e garrafa Pet, são utilizados como material básico dessa nova natureza. Ele constrói esqueletos capazes de caminhar com a ajuda do vento. Jansen é um artista sonhador, e acredita que em um futuro próximo , soltará suas criações na praia para que possam viver suas próprias vidas.

clip_image008

Tá curioso (a) para saber como isso tudo funciona?

Assista agora mesmo:

Espero que tenha gostado dessa mistura de arte, com engenharia!

Até a próxima pessoal!

Abraço – Danielle Rocha.

Fonte: Site Oficial de Theo Jansen, Video de Criação e (Design Atento)

0 comentários:

Postar um comentário