RSS

terça-feira, 13 de julho de 2010

13 de julho – Dia Mundial do Rock

rock-n-roll O Dia Mundial do Rock que é comemorado neste 13 de julho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), como uma homenagem ao megaespetáculo Live Aid, criado a fim de arrecadar fundos para combater a fome na África. Um grande show com os nomes mais importantes do rock mundial foi realizado simultaneamente em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos nesta mesma data, em 1985. (Fonte: Jornal o Estadão).

Tudo começou nas colheitas de algodão no Sul dos Estados Unidos. Alguns negros escravos, cantarolavam algumas canções enquanto colhiam o algodão. Nessas canções, haviam apenas 5 notas e não 7 como de costume, surgindo então a famosa escala pentatônica, da qual originou o Blues, ritmo que nos anos 40 e 50 tornou-se conhecido em todo o mundo. Alguns artistas de Blues, começaram a acelerar o ritmo do Blues e daí surgiu o Rock. Jerry Lee Lews, Chuck Berry, foram uns dos primeiros a acelerar o ritmo do Blues e inventando o Rock. Então, na década de 1950 surge no cenário do rock, o mais famoso roqueiro de todos os tempos, sim, ele mesmo, o Rei do Rock, o Sr. Elvis Presley, que revolucionou o mundo da música.

Após a explosão chamada Elvis Presley, muitrock-and-roll2as bandas de Rock Surgiram no cenário da música, dentre elas, algumas das mais conhecidas: Beatles, Rolling Stones, Jimi Hendrix, Black Sabbath, Led Zeppelin, Iron Maiden e por aí vai…

 

No Brasil, várias bandas de rock surgiram nos anos 50 e 60. O primeiro Rock do Brasil foi gravado em 1955 pela cantora Nora Ney, uma versão da música Rock arrond the Clock de Bill haley & his comets. (Interessante que foi o único rock gravado por esta cantora, que ficou famosa mais tarde com canções de samba).

Celi Campello, foi outra grande artista do início do rock aqui no Brasil, juntamente com Erasmo Carlos, Roberto Carlos (Pasmem, Roberto Carlos já foi roqueiro…) entre outros.

Mas a década de ouro do rock nacional se dá nos anos de 1980, algumas das bandas de rock mais famosas do Brasil: Mutantes, Secos e Molhados, Casa das Máquinas, Raul Seixas, Titãs, Barão Vermelho, Cazuza, Legião Urbana, RPM, Ultrage a Rigor…

Aproveite e curta o bom e velho Rock´n Roll…

Um abraço do roqueiro: Marcos Paulo

segunda-feira, 5 de julho de 2010

AS CONQUISTAS HUMANAS NA PRÉ-HISTÓRIA

 

clip_image002clip_image004clip_image006

No século XIX, apenas era considerado história registros escritos, logo, povos e civilizações que não detinham o conhecimento da escrita, não tinham história. Mas isso mudou, com a arqueologia e os estudos dos povos mais antigos. A chamada Pré-História é o período anterior a escrita, mas é diferente na questão cronológica, pois na Europa a pré-história é datada alguns milênios antes de Cristo, já no Brasil a Pré-História compreende todo o período anterior à chegada dos portugueses. O Estudo da Pré-História enriqueceu muito o nosso conhecimento, pois muitas conquistas nas áreas tecnológicas e na área humana foram feitas nessa época.

1 INTRODUÇÃO

Na Pré-História tivemos muitas conquistas humanas que até hoje as utilizamos. Por exemplo, a roda, ela foi inventada na antiguidade e ainda hoje é utilizada em vários objetos, como em carros, engrenagens, roldanas e muitas outras coisas. Podemos definir a pré-história como um período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta deste ano que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme.*

* Escrita Cuneiforme

clip_image008

Eu vejo a própria Pré-História como uma grande conquista humana. O reconhecimento de importantes civilizações e povos que não conheciam a escrita, mas tem seu valor na história. Podemos entender muita coisa estudando os povos da Pré-História. Até o século XIX, os povos só tinham história se dominassem a escrita. A Pré-História, junto com a arqueologia veio mudar este quadro, podemos entender melhor nossos costumes e conquistas. Muita coisa foi conquistada na Pré-História e nem temos noção disso.

O não conhecimento da escrita, não quer dizer que não se tem história ou cultura, muito pelo contrário, a escrita é apenas uma forma de comunicação, uma forma de deixar registrada a história. Os fósseis, as pinturas rupestres, os artefatos encontrados, também são documentos históricos, e comprovam a existência de povos e civilizações.                                    

Arqueologia           

clip_image010

Pintura rupestre
clip_image012

2 ALGUMAS CONQUISTAS NA PRÉ-HISTÓRIA

Uma das conquistas na Pré-História que me veio à mente foi o domínio do fogo. Na era glacial o frio era muito intenso e era necessário aquecer-se. O Fogo era encontrado na natureza, quando caia um raio em uma árvore, ou nos vulcões. O Homem não sabia utilizar o fogo ainda, mas com o tempo foi aprendendo a utilizá-lo, para aquecer-se, para defender-se dos inimigos, dos animais e para assar a caça. As tribos que tinham o fogo cuidavam dele como se cuidava de algo precioso, pois nessa época não sabia fazer o fogo. Havia pessoas que tinham a tarefa de manter o fogo aceso e defende-lo de outras tribos que quisessem roubá-lo. Até que descobriram um meio de fazer o fogo através do atrito de pedras ou madeira, então o homem era o senhor do fogo, agora podia tê-lo quando bem entendesse. O domínio do fogo foi de grande importância para o futuro da espécie.

O domínio do Fogo

clip_image014

A Pré-história pode ser dividida em três períodos: o Paleolítico, ou Idade da Pedra Lascada, o Neolítico, ou Idade da Pedra Polida e a Idade dos Metais. Conforme Cláudio Vicentino, o primeiro e mais longo período da evolução humana, que se estendeu de 500.000 a.C. a 10.000 a. C., chama-se Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada. Nesse período a subsistência vinha da natureza, com a coleta de frutos e raízes, a caça, pesca e eram utilizados instrumentos feito de ossos, pedra e madeira. Nem sempre o ambiente era propício para a sobrevivência, o que obrigava os grupos humanos a viverem como nômades, de um lado para o outro sem morada fixa em busca de melhores condições.

Os seres humanos se comunicavam com uma linguagem pouco desenvolvida, baseada em pouca quantidade de sons, sem a elaboração de palavras. Uma das formas de comunicação eram as pinturas rupestres.

Segundo Cláudio Vicentino, o período Neolítico, ou Idade da Pedra Polida, iniciou-se aproximadamente em 10.000 a.C. e prolongou-se até 4.000 a.C. As grandes transformações que se processaram nesse período, como o desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais, constituíram a chamada revolução neolítica.

As inúmeras ferramentas, flechas, machados, feitos primeiramente de pedra e madeira, que auxiliavam o dia-a-dia do homem primitivo, foram também grandes conquistas, bem como a comunicação oral a domesticação de animais. O Homem aprende aos poucos a reproduzir plantas, domesticar animais e estocar alimentos. Com a escassez da caça, o homem obrigou-se a descobrir outra maneira de conseguir alimento, assim criou-se a agricultura. Devido ao aumento da produção de alimentos surgiram as primeiras aldeias e desenvolveu-se a vida comunitária. As moradias começaram a ser feitas de barro, madeira e pedra.

Agricultura na Pré-História

clip_image016

Na Idade dos Metais, o homem passou a utilizar metais como o cobre, o bronze, o ferro para fazer seus utensílios, armas. A Idade dos Metais é a transição da Pré-História para a História, pois logo depois dessa era, surge a escrita. E com a escrita, surgem os documentos históricos, que podem comprovar os fatos. A arqueologia e a pré-história não são precisas, mas nos ajudam a entender muita coisa do nosso passado.

 3 CONCLUSÃO

Grandes avanços tecnológicos aconteceram na Pré-História, mas muitas vezes não nos damos conta. Hoje em dia que estamos na era da informação, do Fast-Food, de tudo ser rápido, não temos tempo para pensar em como a história é importante para entendermos o presente. Muitas descobertas se deram pela observação. Nós seres humanos observamos tudo a nossa volta e procuramos solucionar, ou tornar mais amenos nossos problemas. A escassez de alimentos e a dificuldade de viver como nômades fez com que o homem aprendesse a cultivar a terra. As dificuldades são as grandes musas inspiradoras para as grandes invenções e conquistas da humanidade. Para muitos historiadores o termo Pré-História é errado, pois não existe um período anterior à História e sim anterior à escrita.

Tivemos grandes conquistas durante a pré-história, e muitas coisas que foram descobertas pelos nossos antepassados há milhares de anos, ainda hoje são utilizadas, como a roda, a agricultura, a domesticação dos animais, entre outros. O reconhecimento da pré-história é de suma importância para compreendermos melhor nossas origens.

 

4 REFERÊNCIAS

VICENTINO, Cláudio. História Geral. São Paulo: Scipione, 1991.

Clique aqui e veja de uma forma cômica, como seria a informática na Idade da Pedra.

Um abraço

Marcos Paulo